TEMPLATE ERROR: Invalid data reference post.url: No dictionary named: 'post' in: ['blog', 'skin', 'view']

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

RESUMO DO VÍDEO: A HISTÓRIA DAS COISAS

NÓS E O MEIO AMBIENTE
AGOSTO 2011
POR RODRIGO GOMES
O pequeno vídeo “a história das coisas” nos mostra uma realidade que o consumismo desenfreado e praticado pela humanidade tem provocado ao planeta terra e, consequentemente, a nós mesmos. O vídeo retrata uma realidade dos países industrializados que, para manter o sistema capitalista aceso, implanta a política do consumo, dos gastos desnecessários, onde um sistema perverso e cruel se utiliza de métodos exploratórios, desrespeitando as sociedades, culturas e o meio ambiente, com o único propósito de manter ativa a indústria e a sociedade cada vez mais consumidora.
O triste de tudo isso é que o mundo está aprendendo e praticando a política do “consumir para ser valorizado”; é o sonho americano internalizado nas mentes do mundo inteiro, já que a sociedade americana passou a ser sinônima de gastos. Hoje estamos vendo a maior economia do mundo passando por grandes dificuldades, com a possibilidade até de praticar o tão famoso “calote”.
Sabemos que tudo isso foi provocado pela ação do homem, quando esse age de forma não pensada, não levando em conta as conseqüências futuras. Essas conseqüências são sentidas na nossa sociedade e no meio ambiente em que vivemos. São notórias as mudanças que foram provocadas na sociedade em geral, e pra ser mais específico, na nossa sociedade local; é só pararmos e analisarmos em nossa volta, ou seja, hoje vivemos e convivemos com hospitais cada vez mais lotados, e com pacientes com doenças graves provocadas por práticas abusivas do uso de agrotóxicos nas lavouras para o consumo humano.
É comum nas pequenas cidades a destruição da mata nativa (caatinga) para a pratica da monocultura, devido o aumento populacional e à grande produção alimentícia. Com isso se faz necessário a utilização de grandes áreas para o plantio e certas técnicas de manejo, que contribuem cada vez mais para a infertilidade da terra e o aumento da poluição do nosso meio ambiente. Em minha cidade, Presidente Dutra, por exemplo, grandes quantidades de terra tornaram-se improdutivas devido à ganância dos irrigantes que visam somente o lucro; outro problema na região é o uso desenfreado da irrigação com o uso de poços artesianos, onde esses tem consumido grandes quantidades das águas dos rios subterrâneos, chegando em alguns pontos a sua total escassez. A produção de pinha que impulsiona a economia do município, também se torna vítima dessas práticas exploratórias, como por exemplo, a aceleração do crescimento da planta para que essa produza grandes quantidades de frutos e num curto período de tempo. Hoje é comum ver grandes plantios de pinha com aspecto de planta velha com menos de dez anos de cultivada.
Temos que ter consciência que se estas práticas desordenadas continuarem nesse ritmo em que se encontram atualmente, as nossas terras e a nossa economia entrará em um colapso. Consciência, essa é a palavra que todos devem adotar e praticar no seu dia-a-dia; consciência com o nosso bem estar e com a saúde daqueles que precisam dos nossos produtos saudáveis. Consciência de não desmatarmos nossas matas, e sim plantarmos mais árvores a fim de respirarmos um ar mais puro. Acredito que somente através de nossas pequenas mudanças, é que essas se tornarão grandes e muito mais significativas para as nossas vidas e para a vida do nosso planeta num futuro próximo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Gostei muito desse vídeo americano sobre "A história das coisas"!! Eu o assisti na escola na aula de Filosofia, e achei que foi uma ótima forma de abordar sobre a extração, produção,consumo e por fim o descarta ao lixo as coisas que compramos, que muitas vezes compramos se nessecidade. E os diversos tóxicos presentes em nosso dia a dia, e que esse Sistema em Crise pode ser revrtido, com pequenas mudança que chegam ao coraçao do problema como química verde, sustentabilidade,produção em ciclo fechado,diminuiçao de resíduos etc... Adorei seu comentário crítico e construtivo sobre o vídeo Rodrigo!!!!!!!!!!!;)

Anônimo disse...

muito bom mesmo muito obrigado cara

Anônimo disse...

Obrigada excelente

Anônimo disse...

vlw ai em vo pega esprestado kkkkkkkkkk zuera vlw muitooo

Luana Bárbara disse...

brigada me salvou aqui... mt bom o seu resumo ^^